“Uncle Point” e “Dead Cat Bounce”

Vamos ter um pouco de conteúdo de literacia financeira?

No outro dia ouvia dois especialistas brasileiros sobre investimentos e eles abordaram dois conceitos que desconhecia completamente.

Uncle point

O “Uncle Point” refere-se a um “ponto limite de dor, tangível a uma distância de uma perda de papel, que um comerciante tem paciência para capturar antes de sair de uma posição comercial”. 

Por outras palavras, é o ponto em que um indivíduo não está disposto a sofrer mais perdas e decide desistir e sair da sua atividade. Ou seja, o ponto do tio é o nível onde há um stresse emocional enorme devido às perdas sofridas e há a consciência de que o sistema não está a funcionar. Solução? Agir e sair do negócio.

Este jargão financeiro originou-se numa expressão norte-americana – “Say Uncle” – onde numa batalha, uma das partes é forçada a pronunciar essa frase, indicando a sua rendição perante o seu oponente.
Confesso que durante este mês estive quase quase quase neste ponto e, portanto, a desistir dos meus investimentos em bolsa. Principalmente, quando reparei que a carteira de investimentos baixava 45%. Que stress emocional eu tive! Cada vez mais tenho a certeza que os investimentos em acções não são para todos. Há que ter sangue frio na hora de agir.

Dead Cat Bounce

O “pulo do gato morto” significa uma recuperação provisória de uma descida intensa e prolongada, e que depois dela, o mercado continuará a cair.

Depois de uma quinta-feira (12-03-2020) e segunda-feira (16-03-2020) negras, tem-se assistido desde dia 20 de março a uma recuperação geral das ações em bolsa. Por exemplo, Wall Street registou nestes últimos três dias os maiores ganhos consecutivos desde 1932.

No entanto, estas pequenas melhorias deveram-se, sobretudo no mercado norte-americano, à introdução de um plano de estímulos de $2 triliões que foi aprovado pelo congresso.

Mas sejamos conscientes.

Esta melhoria é de confiar ou será mesmo o salto do gato morto? Para mim o caso é esse (daí que decidi não fazer mais aportes e esperar por meados de abril).

Podemos confirmar que a economia real – seja em que ponto do mundo for – está a ter efeitos nefastos a todos os níveis devido ao Covid-19. Uma recessão global está a ser iniciada e mais cedo ou mais tarde, o mercado vai mostrar essa situação.

A alta volatilidade dos mercados vai continuar e o melhor é não sermos enganados por estas subidas ilusórias.

Faça o primeiro comentário a "“Uncle Point” e “Dead Cat Bounce”"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.